ARTE E EDUCAÇÃO


Recuperando, mesmo que brevemente, o histórico do ensino da Arte no Brasil, pode-se observar a integração de diferentes orientações quanto as suas finalidades, a formação e atuação dos professores, as políticas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos. Analise as alternativas de acordo com o estudo do PCN – Arte, 1997:

I- As aulas de Educação Artística incluídas no currículo escolar, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1971, eram desenvolvidas por professores capacitados e seguros.

II- Com a Lei nº 9.394/96, o ensino da Arte é considerado obrigatório na educação básica: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26, §2º).

III- Na escola tradicional valorizavam-se principalmente as habilidades manuais, os “dons artísticos”, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão imediatista de arte.

IV- Somente no fim dos anos 60 e na década de 70 nota-se uma aproximação entre as manifestações artísticas ocorridas fora do espaço escolar.

 

Estão corretas as alternativas:


I, II, III e IV.


I, II e III apenas.


I, III e IV apenas.


III e IV apenas.


II, III e IV apenas.

No que concerne ao conhecimento sobre o papel do professor na Educação Infantil e séries iniciais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F), acerca do referido tema: 

I - Uma sala de aula em que a professora prioriza a transmissão do conhecimento aos alunos e se dedica com exclusividade ao cumprimento dos programas oficiais há espaços para o incentivo das diversas habilidades e a preocupação com a arte enquanto espaço de criação e de liberdade.

II – Uma sala de aula em que a professora oportuniza as diversas possibilidades de construção de conhecimento e de aprendizagens dos seus alunos e que reconhece a possibilidade de aprendizagem por meio da alegria, da criatividade, da reinvenção, consegue trabalhar com aprendizagem significativa.

III – Um professor que define os recursos, escolhe as cores e os desenhos para os alunos reproduzirem em uma aula de arte, é um profissional organizado e que sabe estimular o lado criativo e inovador de seus alunos.

Agora, assinale a sequência correta:


F, F e V.


V, F e F.


F, V e V.


V, V e F.


F, V e F.

Conforme ensinamentos de Freire (1996, p.17) “Ensinar significa acompanhar e instrumentalizar com intervenções, devoluções e encaminhamentos esse processo de mudança de apropriação do pensamento, dos desejos e sonhos de vida. Educador ensina, enquanto ensina aprende a pensar (melhor) e a construir seus sonhos de vida”.

 

Considerando a citação acima apresentada e o estudo que você realizou, avalie as afirmações que se seguem:

 

I - Para propor mudanças o educador precisa acreditar que há esperança, precisa viver os sonhos de um futuro melhor junto com seus alunos.

II -  O Professor precisa ser realista, entender que cultivar o belo, contemplar a natureza é algo que não cabe nesse mundo contemporâneo e tecnológico.

III -  Ao propor o trabalho com artes na escola, precisamos compreendê-la como um convite à aventura, à descoberta do inesperado.

 

A respeito das afirmações constantes dos itens de I a III, marque a alternativa CORRETA.

 


Apenas a afirmação constante do item I está correta.


As afirmações constantes dos itens I e III estão corretas.


Apenas as afirmações constantes dos itens II e III estão corretas.


Apenas a afirmação constante do item II está correta.


As afirmações constantes dos itens I, II e III estão corretas.

Em relação ao estudo de Arte durante a educação básica atendendo a proposta da LDB nº 9394/96 e dos documentos oficiais: Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI) para a Educação Infantil, Parâmetros Curriculares Nacionais de Artes (PCN de Artes) para o Ensino Fundamental e Parâmetros Curriculares Nacional do Ensino Médio (PCNEM, 2000) para o Ensino Médio, é possível perceber que para cada etapa, segundo esses documentos, existem características e ações que orientam o trabalho do professor. Sendo assim, numere a segunda coluna de acordo com a primeira: ( 1 ) Na Educação Infantil, RCNEI (BRASIL, 1998).( 2 ) No Ensino Fundamental, PCN de Artes (BRASIL, 1997).( 3 ) No Ensino Médio, PCNEM (BRASIL, 2000). (    ) a Arte faz parte da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias juntamente com os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Física e Informática.(    ) o ensino de artes deve ser desenvolvido em forma de Artes Visuais, como um eixo da área de conhecimento que tem estrutura e características próprias, cuja aprendizagem acontece por meio dos seguintes aspectos: fazer artístico, apreciação e reflexão.(    ) é importante o desenvolvimento das diferentes linguagens artísticas que deverão estar presentes no currículo escolar: "A Produção - fazer artístico; A Fruição - apreciação significativa de arte e do universo a ela relacionado; e a Reflexão - construção de conhecimento sobre o trabalho artístico pessoal".  A sequência correta está contida em:

2, 1, 3.
1, 2, 3.
3, 2, 1.
3, 1, 2.
1, 3, 2.

Algumas escolas privilegiam o trabalho conteúdista e o acesso ao conhecimento em detrimento de outras formas de aprendizagem. Esse modelo de escola existe na lembrança de muitos adultos.

De acordo com o contexto acima apresentado, analise as afirmativas a seguir. Assinale a afirmativa que julgar correta, conforme os estudos realizados nesta disciplina.



O trabalho com a arte na escola precisa ser monitorado para evitar falhas e inovações. 


É necessário articular o trabalho pedagógico em torno das disciplinas mais importantes para os alunos.


Para atender à realidade de um mundo em constante transformação o sistema educativo deve cuidar exclusivamente do conteúdo e a família da formação artística e moral. 


É necessário articular o trabalho pedagógico reconhecendo os diversos potenciais dos alunos.


O trabalho com arte não favorece a participação social pelo viés das trocas simbólicas.

Analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) em relação à presença da música no currículo escolar das crianças:

(   ) A música traz muitos benefícios para a formação das crianças porque colabora para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística, da imaginação e da criatividade das crianças.

(   ) A música na escola deve se restringir a alguns momentos, pois o que as crianças precisam aprender mesmo é a Língua Portuguesa e a Matemática se quiserem ter uma boa formação.

(    ) A música não precisa ser ensinada na escola, pois fora dela a criança já tem acesso a esse conhecimento de diferentes maneiras.

(    ) O trabalho sério com a  musicalização da criança é uma forma de a escola possibilitar a ampliação do universo musical com o qual a criança convive no seu meio social e cultural, desenvolvendo o seu gosto musical.

(    ) As atividades musicais na escola são “perda de tempo” e, como  provocam muito barulho, incomodam as demais salas que estão fazendo um trabalho sério.

(   ) A música é um conteúdo enriquecedor para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, afetivo, psicomotor e da capacidade de comunicação verbal e não verbal.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



F - V - F - V - F - V


F - V - V - V - F - F


V - F - F - V - F - V


V - F - F - V - V - F


V - V - F - V - F - F

Ao trabalhar com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, o professor precisa ter alguns conhecimentos teóricos, específicos ao conteúdo de Arte Visuais. Com base no estudo do capítulo IV e algumas reflexões sobre o conteúdo de Artes Visuais, analise as afirmativas a seguir e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F): 

(    ) Somente em “maio de 2016”, as artes visuais foram incorporadas como ensino obrigatório ao currículo do ensino básico. Até a presente data, somente o ensino da Música era componente obrigatório, mas não exclusivo, do ensino da arte.

(    ) O trabalho com as Artes visuais na educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental tem como intenção formar artistas, pintores, escultores, mesmo que não sejam reconhecidos no decorrer da sua vida.

(    ) Por artes visuais, elencamos todas as formas visuais de comunicarmos com o mundo. Neste sentido, diferentes linguagens devem ser trabalhadas em sala de aula.

(    ) “No contexto educativo, o termo artes visuais substituiu a designação artes plásticas para nomear a grande visualidade. E, [...] por incorporar várias manifestações visuais como: desenho, pintura, escultura, gravura e artes gráficas, vídeo, cinema, televisão, grafite animação” (PEREIRA, 2014, p. 9).

(    ) A criança ao desenhar, ao descobrir cores, ao colorir experenciando materiais diferentes está colocando na tela sua forma de ver e perceber o mundo que a cerca.

(   ) De acordo com o PCN de Artes, os blocos de conteúdos de artes visuais para as séries iniciais do Ensino Fundamental são: expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais; as artes visuais como objeto de apreciação significativa; as artes visuais como produto cultural e histórico.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V, F, V, V, V, V.


V, V, F, V, F, F.


F, V, F, V, V, V.


F, V, F, V, F, V.


F, V, V, F, F, V.

As propriedades do som são: altura, intensidade e timbre. Em relação a essas propriedades, que podemos utilizar em muitos jogos musicais, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

A - Em relação à altura o som pode ser grave, médio ou agudo.

B - O timbre refere-se à qualidade da fonte sonora que nos permite identificar, se o som é de um instrumento, de outro ou de uma voz.

C - Intensidade significa se o som é mais forte ou mais fraco

D - Em relação ao timbre o som pode ser fininho (como o do sininho) ou mais grosso (como o do tambor).

E - A altura refere-se à forma como escutamos a música: com o som muito alto ou mais baixo.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 


B – C – E.


A – B – D.


C – D – E.


A – B – C.


B – D – C.

Quando apresentamos o desenvolvimento da expressão cênica, tratamos da imitação diferida, do jogo dramático simbólico, do jogo dramático simbólico (pessoal), do jogo dramático projetivo e da dramatização formal. Analise as atividades propostas abaixo e as Identifique com:

- com “I” quando se tratar de imitação diferida;

- com “S” quando se tratar do jogo dramático simbólico (pessoal);

- com “P” quando se tratar do jogo dramático projetivo;

- com “F” quando se tratar da dramatização formal.

 

(   ) As crianças, em grupo, imitam os gestos propostos pela letra da música infantil “Passa passa gavião”.

(  ) Utilizando recursos variados como: roupas de adultos e sapatos, bijuterias, maquiagem e pentes as crianças representam uma cena da mãe se preparando para sair de casa e passear.

(   ) As crianças, com máscaras de saco de papel, contam uma história de monstros.

(   ) No dia do Folclore, as crianças do 4º ano representam a História da Cuca, do Sítio do Pica Pau Amarelo para as crianças da Educação Infantil.

(  ) Manuseando panelas, pratos, talheres as crianças fazem “comidinha” e servem para as amigas.

(   ) Em dupla, uma criança reproduzir os gestos e expressões faciais da outra, como se fosse um espelho.

 

Marque a alternativa CORRETA que identifica a sequência das propostas de atividades:



S – I – P – F – I – S.


P – S – F – P – S – I.


I – S – P – F – S – I.


P – F – S – I – I – S.


I – S – P – S – I – F. 

No período de 87/93, foi criada a Proposta Triangular: como fazer arte (ou produção), leitura de obra de arte e contextualização sistematizada no Museu de Artes Contemporânea de São Paulo, tendo a sua frente Ana Mae Barbosa. Tal proposta foi segmento do “disciplined-based-art-education” (DBAE), uma proposta inglesa e norte-americana concebida na década de 60 que reuniu como componentes do ensino da Arte: a produção, a crítica de artes, a estética e a história da Arte. Conforme a autora, essa proposta surge da insatisfação de perceber que, apesar do indivíduo ter estudado artes no primário e secundário, possui uma grande dificuldade de entender, de usufruir do fazer artístico, não visitando um museu por não entender uma obra de arte.

Portanto, a abordagem triangular é:


"o fazer, ver e contextualizar o que vê e faz".


"apreciar arte para visitar um museu".


"saber realizar leitura de obra de arte".


"fazer arte para entender a arte".


"produzir e entender a história da arte".

Páginas: 12345678910
1112